segunda-feira, 23 de outubro de 2017

FALLEN - A primeira vez que passei mal após ir ao cinema


Amigos leitores, vocês acompanham-me no amor e na dor ao longo deste blog. Hoje, eu vou mostrar a vocês como esse papo de dor é sério, afinal... EU NÃO VOU PARA O TÚMULO SENDO O ÚNICO A SENTIR ISSO, CARALHO!!!

Pois é. Fallen. O que é Fallen? Resumidamente, Fallen é uma porra de um romance de livros água-com-açúcar, os quais você percebe gritantes plágios da (Argh!) saga Crepúsculo. Sério. Permitam-me demonstrar:

Imagine que nosso planeta é um gigantesco episódio de "Os Simpsons", no qual as pessoas são idiotas e compram qualquer coisa que seja escrita e romantizada. Para isso, as grandes editoras inventaram e patentearam uma máquina: a Chorumex3000. Ela permite que você escreva um romance contemporâneo de acordo com o universo que você deseja expor. Atenha-se ao exemplo:

"Então a distraída Bella olhou subitamente para o outro lado da rua, quando uma van perde o controle e parte em direção a nossa heroína, que apenas fecha seus olhos com força. Quando os abre, ali está o herói, o exemplo de homem, Edward, que com avassaladora força e velocidade consegue acolher Bella com uma das mãos, enquanto com a outra segura a van, agora parada, danificada, maciça... não mais ameaçadora. Alunos da escola toda param de rir, de conversar e olham chocados..."
(Não é um trecho original de Crepúsculo, mas você já vai entender porque eu o escrevi assim.)

Vamos colocar isso na Chorumex3000:

"Então a distraída Luce olhou subitamente para cima da catedral, quando o giantesco sino se solta e cai em direção a nossa heroína, que apenas fecha seus olhos com força. Quando os abre, ali está o herói, o exemplo de homem, Daniel, que com avassaladora força e velocidade consegue acolher Luce com uma das mãos, enquanto com a outra segura o sino, agora parado, danificado, maciço... não mais ameaçador. Alunos da escola toda param de rir, de conversar e olham chocados..."
 (Também não é um trecho original de Fallen, mas se você tem mais que 2 neurônios em atividade, me entendeu.)

Resumindo, a Chorumex3000 salvou o mercado de editoras dos anos 2000. Agora é só trocar alguns objetos e deixar os fatores sempre na mesma ordem, apertar o botão "FUCKTHISSHITER" e se tornar um ótimo escritor.

Aqui, chegamos ao primeiro ponto: o livro estava pronto, tudo que a autora precisou fazer foi trocar as palavras "Vampiro" e "Lobisomem" por "Anjo" e "Anjo emo", além alguns objetos ("anta" por "lambisgóia", por exemplo). Fora isso, a moda da mocinha incompreendida que vai parar magicamente nos braços de um amor único e sobrenatural vem à tona. E o que dizer de um filme que copia outro tão desgraçadamente que segue fielmente à ordem dos acontecimentos de seu predecessor?

Daria um ótimo comercial da Polishop, com direito a narrador artificialmente dizendo "Veja do que a Chorumex3000 é capaz!"


Essa catástrofe já tinha livros em 2009, quando Crepúsculo já era febre, então a Disney resolveu tentar tirar uma casquinha (de milhões de dólares) desse mesmo público. Aliás, vou tentar não falar muito do público... não dá!

O público se dividiu em 3 tipos:
1 - Os que aplaudem textos como este (ou Fã putinha de Crepúsculo) - que entendeu perfeitamente o plágio e acha que nada pode ser mais perfeito que Crepúsculo.

2 - Os que estão neste exato momento querendo me ver morto (ou Fã putinha de Fallen), que não admitem falar mal de uma obra tão única quanto Crepú, digo, Fallen. E que acham que têm provas irrefutáveis de que Fallen não é uma mera cópia de Crepúsculo.

3 - As fãs dessa e de todas as outras sagas (ou Fã de boas, que estão cagando e andando para a minha opinião) - esses eu nem me preocupam, porque geralmente são pessoas que não vem a este blog pra ler meus textos sobre Street Fighter ou Overwatch... eles estão em blogs sobre a Kate Periguete ou sobre a Miley Circus.

Eu não me preocupo tanto com o tipo 1, quanto eu me preocupo com o tipo 2... Querem ver?

Esses são comentários da página do G1 sobre a prévia do filme. Os críticos de cinema do G1 tem acesso aos filmes antes do público comum, se é que você pode chamar um fã de Fallen de "comum".

Primeiro, falamos do fã putinha nº 1: Achou a crítica do filme ofensiva, tentou ofender o crítico dizendo que ele não leu os livros, mas se esqueceu que a crítica é exclusivamente do filme. Se o filme tentou plagiar o Crepúsculo, foda-se o que o livro tem de diferente. Talvez quem devesse se formar é esse fã.

Agora, o segundo comentarista: esse concordaria comigo, se lesse este post aqui no blog.

E ao terceiro, vulgo outro fã-putinha:


Ah, não, isso não é um triângulo amoroso, não...

...e é completamente diferente disto. Claro.

Essa página do G1 é de dezembro de 2016 e está forrada de comentários de fãs putinhas que exigem que o crítico de cinema leia o livro. Outros muitos partem pra cima dele exigindo que ele se forme de novo. E outros ainda, que o agridem por ser "hater", "invejoso", ou por "não ter trabalhado a essência" do filme. Ok, se vocês querem um pouco de dor de cabeça, tá aqui a postagem do G1. Mas eu desaconselho. Querem ficar chateados com fãs putinhas? Vão em frente. Não me culpem.

Em exibição: Fallen
Meu problema foi... ter ido na maldita estreia desta bosta!
O roteiro mais água com açúcar o mundo, estava quase me fazendo dormir.
Lá pelos 60 minutos (que podem ser 60 anos depois, porque essa película tem o poder de fazer o tempo parar, como a Sala do Templo de Kami-Sama), com enrolação, suspirinhos de "Oh, ele não é um anjo, é um Deus!" e muita, mais muita, MUITA MESMO, MUITÍSSIMA, água com açúcar...


...Wild Action Scenes appears!!!

Action Scenes use BORING INFINIT HOURS!


It's SUPEREFECTIVE!!!


K.O.!!!


Esse seria o resumo que eu tenho do ponto em que o filme parte para a ação. Em palavras: efeitos ruins toscos, de dois anjos voando um contra o outro, seguido de relâmpagos toda a vez que se acertavam, em uma cena acima das nuvens, que abusava da escuridão e de flashs, cuja função provavelmente fosse dizer que a luta era tão complexa que humanos comuns não entenderiam...

...mas um recurso que (voluntariamente ou não), causou sequelas graves em alguns espectadores, como um certo anime tentou fazer uma vez...





...com resultados questionáveis.

Por fim, chegam as 22h30 da noite. Eu ainda não sabia se estávamos ainda em 2017, pois o tempo parece muito maior quando você está sendo torturado, não é?

Eu estou arrependido. Seja do que for! Parem! Parem esse filme!!!


Felizmente, eu não precisava dirigir. Isso porque o filme me causou uma dor de cabeça incrivelmente forte, quiçá a maior dor de cabeça que já tive em toda a minha miserável vida.

Depois daquele dia, larguei tudo de mão. Adeus maratona de OverWatch, adeus madrugada de X1 no Street Fighter V. Depois daquele dia, eu só quis saber de cama.

Foi o que deu pra fazer pelo resto da noite...

Ps.: Um recado à minha próxima namorada: "Você vai ver Fallen 2 - 3 - 4 -...100 - sozinha!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai comentar? (Faça login no Google antes.)
Com a palavra, o mais importante membro deste blog: você!